Analise seus concorrentes minuto a minuto

A importância de analisar as tendências do mercado

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Posicionar-se no mercado, alcançar destaque e promover inovação sempre foi uma meta para toda empresa. E nesse caso, entender sobre seus concorrentes é algo extremamente relevante e que possibilita traçar de forma mais assertiva as estratégias para o seu negócio.  

Imagine que você possui uma empresa do ramo de varejo e deseja traçar uma estratégia de marketing e vendas para sua marca. Ao iniciar sua tarefa, notou que é imprescindível acompanhar as tendências e os preços oferecidos por seus concorrentes. Mas como começar?

O primeiro passo da sua jornada estratégica é explorar da inteligência competitiva. Inicialmente, com seus concorrentes já definidos (levando em consideração produtos e portes similares ao de sua empresa), você poderá iniciar uma análise comparativa entre a sua companhia e os seus concorrentes. Com isso, passará a entender como está o posicionamento do segmento dos seus serviços/produtos diante do mercado - o que te dará segurança na tomada de decisões.

A partir dessa análise, é possível antecipar tendências e identificar carências do mercado - conseguindo a partir disso, oferecer um produto/serviço inovador. Sem contar que, a análise de competidores possibilita entender o atendimento que os demais players oferecem, os meios de divulgação e sua linguagem comunicativa.

Entender o seu público-alvo e conseguir chegar da melhor forma possível até ele, também é um de seus objetivos? Pois, a partir da observação nos estudos sobre o mercado, você poderá entender as necessidades desses consumidores, seus maiores interesses e assim suprir as necessidades deles de forma rápida. Logo, suas técnicas de marketing, comunicação e atendimento também podem ser beneficiadas com esse processo.  

Nota-se então, que a análise de concorrência é o pontapé inicial para montagem da sua tática. Com o planejamento adequado, seu plano de negócio será traçado de forma sólida e possibilitará o aprimoramento no seu atendimento, logística e comunicação; e ainda minimizará os seus riscos.

Resumidamente, a obtenção de dados favorecerá no aperfeiçoamento do seu negócio.

E como saber que está tendo uma análise completa e atualizada? Já que, por muito tempo, esse tipo de pesquisa seria demorada e necessitaria de um profissional (ou até mesmo uma equipe) dedicado exclusivamente para isso – e ainda assim, por muitas vezes, obteria dados um tanto quanto superficiais.

Hoje, mais uma vez, a tecnologia colabora para a eficiência e agilidade nos serviços e oferece uma ferramenta capaz de trazer a análise de todos os competidores a partir da coleta dos E-mail Marketing das empresas (principal ferramenta utilizada atualmente para comunicação direta e pessoal com o cliente, anúncio de produtos/conteúdo além de ser responsável por aproximadamente 25% da retenção de público). Por meio dela você analisa (por categorias e segmentos específicos): os preços, promoções, a forma de comunicação, os produtos mais ofertados pelo concorrente, os horários de divulgação e muito mais. Se manter à frente da concorrência nunca foi tão fácil!

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