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Frete grátis: por que e como oferecer?

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Existem diversas maneiras de atrair a atenção dos clientes. E se você, dono de um e-commerce, deseja aumentar consideravelmente suas vendas e não sabe como, o frete grátis pode ser o seu aliado, continue a leitura e entenda como.

Possui grande influência na decisão de compra, no aumento do ticket médio e no aumento das recomendações feitas no estilo boca a boca, vem sido utilizado na estruturação das campanhas de marketing dos mais variados segmentos. Segundo dados extraídos do Dashboard da plataforma E-mail Metrics desde o mês de maio até a primeira semana de novembro, dentre 2.046 e-mails marketings disparados com o oferecimento de benefícios em seus títulos, 963 (47%) deles oferecem o frete grátis.

E para que você não fique de fora dos movimentos do e-commerce, separamos as melhorias que o frete grátis pode trazer para dentro da sua empresa. Veja: 

  • Impulsionar suas vendas

Deixar explícito em sua propaganda a oportunidade do benefício alimenta a ação de compra dos seus clientes. Isso colabora consideravelmente para agregar uma imagem positiva à sua empresa.

  • Fidelizar clientes

Apresentar produtos de qualidade e ainda, oferecer a oportunidade de o cliente não pagar pela espera do produto faz com que sua empresa se torne a melhor, logo, o frete grátis funcionará como um diferencial do seu negócio perante o mercado.

  • Diminuir o número de carrinhos abandonados

Pesquisas apontam que 77% dos consumidores abandonam seus carrinhos de compras ao se depararem com um preço abusivo cobrado pelo frete (que muitas vezes ultrapassam 50% do valor do produto). Desta forma, oferecer o frete grátis alimenta o desejo e impulsiona a ação do consumidor em realizar a compra.

  • Aumento do nível competitivo do seu negócio

Ao unir todos os tópicos citados acima, o seu negócio será colocado em um nível ainda mais alto de competitividade dentro do cenário em que está inserida, colocando-a a frente ou lado a lado de grandes concorrentes.

Para que você consiga desenvolver e trabalhar com os tópicos citados acima sem acabar em um cenário caótico e cheio de dívidas, conheça diferentes maneiras que você pode aplicar o frete grátis em sua empresa. Confira: 

  • Região

 Estipular o frete grátis por região (geralmente as mais próximas da loja ou as que possuem alta demandas de pedido) atrairá os consumidores dessas regiões e ainda te dará a oportunidade de cobrar uma taxa (acessível) sobre encomendas fora do perímetro determinado.

  • Valor mínimo de compra

Determinar um valor mínimo para a disponibilização do benefício é uma forma de agradar ao cliente e não sair no prejuízo. Assim, o valor da taxa será coberto pelo valor gasto em compras e ele deixará de ser um peso para o seu orçamento.

  • Produto específico

Selecione os produtos que te oferecem uma maior margem de lucro e ofereça frete grátis sobre os pedidos deles, isso te permite um maior controle sobre os movimentos financeiros do seu estabelecimento, podendo pagar a taxa de entrega com parte do lucro do próprio produto.

  • Combos de condições

Aproveite de datas sazonais ou ofertas esporádicas que você realizar e ofereça o benefício nestes períodos. As condições serão por tempo limitado, evitando que entre em um descontrole e te traga prejuízo, e você conseguirá atrair e reter clientes para a sua loja.

Mas, é importante estruturar um bom planejamento. As condições devem atrair os consumidores de forma que a demanda supra o valor que sua empresa investirá com o pagamento das taxas cobradas pelas transportadoras. É possível também estabelecer acordos com as transportadoras parceiras e buscar diminuição das taxas cobradas, ou, buscar trabalhar junto a transportes alternativos, como por exemplo, motoboys para curtas distâncias.

E se você deseja manter seus lucros nas alturas, o planejamento de negócio deve andar lado a lado com o monitoramento da concorrência. Desta forma, será muito mais fácil desenvolver estratégias, promoções, estruturar sua precificação e ações de marketing no geral. Não perca tempo e assine o E-mail Metrics para ter acesso a dados relevantes sobre as campanhas de e-mails marketing de seus concorrentes, assim,  aplicando o benefício apresentado neste artigo e usando de uma plataforma como esta, você terá duas vezes mais chances de alcançar bons resultados de vendas.

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