Analise seus concorrentes minuto a minuto

Entenda os fundamentos e utilidades da análise da concorrência

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A análise de concorrência pode ser considerada uma das estratégias mais eficientes para o desenvolvimento das empresas. E para que ela traga resultados positivos, é preciso que seja feita da maneira correta. Sendo assim, confira este material que desenvolvemos e esclareça suas dúvidas sobre a influência da análise da concorrência sobre o seu negócio e como aplicá-la corretamente.

O que é análise de concorrentes?

A análise da concorrência é um método popular aplicado no planejamento estratégico dos mais variados segmentos. Basicamente, é a ação de monitorar as ações dos seus concorrentes a partir da coleta de informações relevantes sobre as estratégias deles, servindo como fontes de valor que agregam no desenvolvimento da sua instituição, expandindo a sua visão e da sua equipe de colaboradores sobre o cenário em que a empresa está inserida.

Quais os tipos de concorrentes e qual a influência no meu negócio?

Os concorrentes são, de maneira geral, empresas que pertencem ao mesmo ramo do mercado que você. Dentre os tipos de concorrentes existem os diretos e os indiretos, sendo ambos importantes para suas análises. Os concorrentes diretos são os produtores ou vendedores que oferecem produtos e/ou serviços iguais aos da sua empresa, tendo preços e qualidade semelhantes, mantendo os mesmos objetivos e consumidores. Já os concorrentes indiretos são aqueles produtores/vendedores que oferecem produtos e/ou serviços similares ou que podem substituir os seus, que podem ou não ter qualidade ou preços similares, mas buscam atingir o mesmo perfil de público que você. Ambos possuem influência direta em suas decisões, como por exemplo: mudam seu padrão de precificação (para que seja mantido o nível de competitividade), interferem nas taxas de retenção e fidelização do público e, na maioria das vezes, servem como parâmetros de erros e acertos no planejamento de estratégias de vendas e comunicação.

Qual a importância da análise de concorrentes?

A importância de acompanhar as tendências do mercado pode ser descrita em um conjunto de benefícios que irão alavancar o desenvolvimento da sua empresa. Os dados coletados colaboram para estruturar planos, estratégias e tomar decisões seguras de forma rápida e fácil. Você e seus colaboradores identificam as carências do mercado, antecipam tendências, compreendem as escolhas, estratégias e abordagens dos concorrentes e ainda passam a entender os gostos e preferências dos consumidores. Assim, a concepção de serviços inovadores se torna possível. Desta forma, a pesquisa de concorrência deve compor a base de suas estratégias para possibilitar vantagem competitiva, precificação segura, campanhas eficientes, aumento nas vendas, nas taxas de conversão e na fidelização de clientes.

Como usar a análise de concorrência para o planejamento estratégico?

Como citado anteriormente, a análise influencia diretamente no andamento dos planos de ação estabelecidos para sua companhia, viabilizando adaptação rápida aos cenários em que se enquadra. Mas como fazer isso? Além das plataformas digitais, existem ferramentas eficientes para o início desta ação, sendo uma das mais famosas a SWOT (Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças)): ferramenta responsável por apontar os pontos-chave de uma organização. Eficiente para analisar e interpretar dados da sua empresa e dos seus concorrentes, carrega consigo diferentes benefícios, onde podemos citar:

  • Um olhar técnico para entender os melhores momentos do mercado, sabendo quando, onde, o que e como investir, divulgar e se posicionar;
  • Ao compreender as carências e forças do mercado, você entende como criar diferenciais e destacar suas vantagens perante os clientes, tornanco seu negócio mais atrativo;
  • Visualizar um diagnóstico aprofundado sobre possibilidades;
  • Garantir decisões seguras e assertivas;
  • Conhecer, além de seus concorrentes, seus consumidores.

De maneira geral, a análise SWOT permite antecipar ameaças, perceber oportunidades, reforçar pontos positivos e eliminar os negativos, abrindo oportunidade de melhoras internas em sua empresa.  

 

 

Como fazer uma análise de concorrentes?

Agora que entende o que é e a importância de aplicar o monitoramento da concorrência em seu negócio, é preciso saber como fazer. Para isso, veja os pontos que devem compor seus estudos.

 

 

1. Seus produtos X produtos da concorrência

Os produtos e serviços oferecidos por seus concorrentes e você são fatores determinantes na análise, já que, é a característica que possuem em comum. Com o papel de ser a porta de entrada para empresa, os produtos são responsáveis por iniciar um relacionamento com o consumidor e por apresentar a capacidade e qualidade dos serviços da instituição. Atente-se às divulgações dos seus concorrentes e destaque o que é ofertado, qual a abordagem (linguagem) utilizada, os preços e benefícios que disponibilizam. Com isso, você poderá estabelecer bons acordos com seus fornecedores, determinar um padrão de preço seguro e ainda, conhecer a procura por determinadas mercadorias no mercado. E para iniciar sua análise, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Eles estão conseguindo oferecer preços melhores que os meus nos mesmos produtos?
  • Há reclamações sobre os produtos ofertados?
  • Qual a quantidade de produtos que estão oferecendo?
  • Eles oferecem uma demonstração grátis dos produtos?
  • Disponibilizam uma descrição detalhada e técnica do produto?
  • Possuem em seus canais fotos e vídeos demonstrativos do produto?

 

2. Analise o site dos seus concorrentes 

A internet vem se tornado uma das maiores aliadas das pessoas (independente de seus objetivos) e isso não seria diferente para as vendas online. Empresas investem cada vez mais em redes sociais e portais próprios (sites), sendo estas grandes fontes de informações para você. São nos sites que os empreendedores atualizam seus produtos, promoções, se posiciona, apresenta a marca e atende o consumidor. Desta forma, liste seus principais concorrentes e mantenha uma visita frequente para analisar a linguagem comunicativa utilizada, o layout, os comentários do público, preços e promoções. Isso permitirá a extração de um diagnóstico completo, onde os pontos positivos e negativos analisados se tornarão parâmetros para a administração do site da sua empresa. E para iniciar sua análise, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • O site do meu concorrente é responsivo (abre em todos os dispositivos)?
  • Possui layout é organizado?
  • Quais as cores escolhidas por eles?
  • O canal de comunicação deles é fechado (somente via e-mail) ou aberto (comentários no site)?
  • Segue a hierarquia de informações?
  • O site é de fácil navegação?
  • As informações que compõem o site são suficientes para esclarecer e chamar a atenção dos clientes?
  • Qual plataforma eles utilizam?
  • Possui certificado SSL?
  • Quais os selos de segurança?

 

3. Analise os e-mails marketing da concorrência

O e-mail marketing é considerado, por empreendedores e consumidores, o melhor canal de comunicação. A ferramenta possui alto alcance de público (atingindo, simultaneamente, milhares de pessoas) e ainda possui uma taxa de 25% de retenção de público. Sendo assim, monitorar os disparos realizados por seus concorrentes permite que você entenda a abordagem “pessoal” que eles estabelecem com os clientes, conheça as ofertas especiais enviadas pelo e-mail, os CTA’s e muito mais. E para iniciar sua análise, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Qual a frequência de disparo semanal?
  • Eles possuem um padrão de layout de acordo com o tipo de mensagem que comunicam?
  • Quais as cores mais utilizadas nas peças de e-mail?
  • Qual a média de horário para os disparos?
  • Eles utilizam de fotos/ilustrações nos e-mails ou apenas textos?
  • Quando os e-mails sem imagens são utilizados?
  • Número de testes A/B de cores?
  • Quais os produtos mais ofertados?
  • Qual o preço dos produtos mais ofertados?
  • Dentre os benefícios, qual o mais oferecido?
  • A linguagem usada para a abordagem é racional ou emocional?

 

4. Como funciona a logística do seu concorrente? 

A logística empresarial é, basicamente, o planejamento geral sobre a recepção, organização e distribuição de produtos de uma empresa. É com ela que as empresas são capazes de coordenar, executar e controlar todos os processos que envolvem produto, desde o recebimento, abastecimento do estoque, até a entrega às mãos do consumidor final. Este processo possui influência na redução de custos e aumento na competitividade. Sendo assim, é importante que monitore as ações e tenha noções das decisões logísticas dos seus concorrentes para que consiga aplicar, com maestria, boas técnicas de planejamento em seu negócio. E para iniciar sua análise, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Meu concorrente possui lojas físicas? Se sim, quantas?
  • Qual a localização de suas lojas?
  • O espaço apresenta organização?
  • Aparentemente, eles possuem controle sobre o estoque?
  • Qual a quantidade de produtos que oferecem na loja?
  • Há diferença de preço nos produtos oferecidos na loja física e na online?

 

5. Analise as condições de pagamento e segurança

O pagamento é o ponto mais importante para a decisão de compras dos consumidores, já que, a facilidade e uma ampla variedade de condições de pagamento são levadas em consideração e podem conquistar o cliente. Estude o posicionamento dos seus concorrentes em relação ao pagamento e observe as oportunidades de novas parcerias para ampliar as opções dentro do seu negócio. Assim, você tornará sua empresa mais chamativa. E para iniciar sua análise, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Em suas lojas físicas e online, disponibilizam diferentes condições de pagamento?
  • Aceitam o pagamento em boleto bancário?
  • Os pagamentos podem ser feitos em cartão de débito e de crédito?
  • Se sim, todas as bandeiras de cartão são aceitas?
  • Eles oferecem a opção de parcelamento?
  • Qual a quantidade máxima de parcelas?
  • Qual o valor mínimo para parcelamento?
  • Eles fazem/aceitam trocas e devoluções?

 

6. Monitore o atendimento que seu concorrente oferece

O atendimento é o cartão de visita para qualquer tipo de negócio. É através dele que os empreendedores esclarecem dúvidas dos consumidores e os aproximam. Por muitas vezes, é o responsável pelas avaliações dos usuários, podendo reter ou afastar clientes. Desta forma, é importante acompanhar os cases de seus concorrentes para que você utilize dos pontos positivos e negativos levantados para aprimorar os seus serviços e garantir um atendimento de qualidade. E para iniciar sua análise, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Quantos canais de atendimento meus concorrentes oferecem?
  • Eles possuem uma página de perguntas frequentes?
  • A equipe comercial mostra preparo?
  • As ligações efetuadas pelos clientes são gratuitas?
  • Eles possuem reclamações? Sobre o que?
  • Qual a nota e a taxa de resposta no ReclameAQUI?
  • Eles respondem rápido?

 

7. Frete: analise os benefícios oferecidos 

Assim como dito no nosso artigo Frete grátis: por que e como oferecer, o frete grátis pode ser usado como elemento-chave para conquistar os clientes e aumentar a credibilidade do seu negócio. Ele colabora para aumentar o ticket médio das suas vendas, impulsionar a decisão de compra, fidelizar clientes, diminuir o número de carrinhos abandonados e aumentar a vantagem competitiva da sua empresa. Desta forma, observar os fretes oferecidos em seu segmento permite que entenda as estratégias utilizadas por seus concorrentes. E para iniciar sua análise, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Quais são as opções de fretes oferecidas?
  • Os fretes possuem distância mínima ou máxima?
  • Para liberar o frete, existe um valor mínimo de compra?
  • Os preços são coerentes?
  • A previsão de entrega pode ser atendida?
  • Oferecem frete grátis ou aplicam taxas por região/distância/quantidade de produtos adquiridos?

 

8. Quais as estratégias de marketing e SEO utilizadas por sua concorrência? 

As estratégias de marketing e SEO influenciam o engajamento das publicações em redes sociais. Logo, conhecer e analisar tais escolhas dos seus concorrentes permite que você compreenda os diferentes objetivos do mercado e, assim, aplique as melhores técnicas em sua organização. E para iniciar sua análise, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Possuem páginas indexadas no Google?
  • Qual a nota do domínio?
  • Qual o número de curtidas na página oficial do Facebook?
  • Qual o número de curtidas na página oficial do LinkedIn?
  • Quantos seguidores possuem no Pinterest?
  • Quantos seguidores possuem no Instagram?
  • Quantos seguidores possuem no YouTube?
  • Quantos inscritos possuem no YouTube?
  • Qual o número de visualizações nos vídeos postados na plataforma?
  • Possuem blog?
  • Qual a média de visualizações dos artigos?

Qual a frequência ideal de analisar os seus concorrentes?

A frequência de análise é variada e deve ser definida de acordo com a estrutura e os objetivos do seu negócio. Não existe uma fórmula, mas é importante que leve em consideração sua disponibilidade e seus recursos. O mercado está em constante movimento e os insights são sempre atualizados, desta forma, estabelecer análises periódicas que aconteçam mais de uma vez no mês garantirá dados atualizados, evitando desvantagens.

Ferramentas para análise de concorrentes

Para uma análise da concorrência eficiente, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem coletar, de forma automatizada, insights relevantes. Confira agora algumas delas!

  • QuickSprout

Se você deseja analisar sites e blogs parecidos com o seu, esta ferramenta pode te ajudar. Use-a para determinar o tráfego estimado, melhorar estratégias de SEO, acompanhar faturamento e quantidade de compartilhamento dos sites concorrentes. Com ela você entende os fluxos dos sites e blogs dos concorrentes e como pode superá-los.

  • SimularWeb

Esta ferramenta permite que você compare o tráfego do seu negócio com o da concorrência. Ela fornece dados sobre as estratégias de SEO e o desempenho geral dos concorrentes, destacando por exemplo: número de visitantes, taxa de saída e origem do tráfego.

  • BuzzSumo

Com os dados coletados por essa ferramenta você acompanha insights sobre o engajamento dos concorrentes nas redes sociais, sobre a performance dos conteúdos divulgados por eles e ainda, indicações sobre os melhores formatos para cada mídia.

  • E-mail Metrics

A primeira plataforma de análise de e-mail marketing do Brasil chegou para fornecer dados que irão aperfeiçoar suas estratégias de marketing e de comunicação. Com a coleta de e-mails marketing atualizada de minuto a minuto, você tem insights relevantes sobre as campanhas, promoções e todo conteúdo dos seus concorrentes. Além dessas vantagens, o E-mail Metrics agora disponibilizou uma tabela que te ajudará na organização de dados relevantes sobre os produtos, o site, os e-mails marketing, a logística, as condições de pagamento, o atendimento, o frete e as estratégias de marketing e SEO dos seus concorrentes. Faça já o download gratuito e tenha um guia para começar suas análises!

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