Analise seus concorrentes minuto a minuto

Checklist: como fazer análise de concorrentes

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Estar estabelecido no mercado, de forma segura e apresentando vantagens sobre os concorrentes, é o grande objetivo de todos aqueles que abrem seu negócio, independente de porte e segmento. Para que isso seja feita de forma mais assertiva possível é necessário fazer uso da inteligência competitiva, ou seja, coletar dados sobre seus concorrentes para que assim consiga gerar bons resultados para sua empresa.

Hoje, de acordo com um estudo da lista “Fortune 500” (lista de empresas estadunidenses), 90% das empresas listadas já realizam análise de concorrência e 70% delas estão cada vez investindo mais nisso.

Então, trouxemos uma lista para que você saiba como fazer esse monitoramento da melhor forma possível. Confira:

  • Tenha definido seus objetivos e estratégias;
  • Defina seus concorrentes. Lembrando que podem ser:
    • - Diretos: oferecendo os mesmos produtos/serviços que sua empresa;
    • - Indiretos: oferecendo produtos similares;
    • - Aqueles que compartilham o mesmo público com você: oferecendo produtos complementares, por exemplo: uma loja de chocolate e uma floricultura, ambos oferecem formas de presentear alguém;
  • Levante os pontos fortes e fracos da sua empresa e de seus concorrentes;
  • Saiba usar dos pontos levantados as melhores oportunidades, seja para inovar ou otimizar algo em sua empresa e então ganhar novos clientes;
  • Observe as palavras-chave que seus concorrentes mais usam, isso te ajudará a estruturar suas mensagens de forma que atinja mais pessoas;
  • Atente-se com a frequência de disparo de posts e e-mails marketing de seus oponentes;
  • Conheça as cores mais utilizadas no marketing dos outros players;
  • Observe os produtos mais divulgados no mercado;
  • Conheça os lançamentos e inovações de seus concorrentes, isso te dará uma visão mais ampla sobre o que o público tem procurado e possibilitará que apresente diferenciais;
  • Mantenha periodicidade de análise;
  • Organize os dados coletados para que assim, consiga aprimorar sua estratégia de marketing.

Agora que já conhece alguns dos pontos cruciais para a análise de concorrência você deve estar se perguntando como fará isso de forma que não tome tempo demais de sua equipe ou que não exija alto investimento em diversas ferramentas para coleta de dados. Com o E-mail Metrics você conseguirá ter em acesso a informações fundamentais como: frequência de disparo, cores, linguagem usada e produtos mais ofertados. De forma organizada, automatizada e atualizada frequentemente.

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