Analise seus concorrentes minuto a minuto

A importância de monitorar a concorrência no varejo

Email Metrics Imagem Principal

Vencer a concorrência vai muito além da disputa pelo menor preço, do marketing de guerrilha e da busca por novidades e exclusividade. Para se destacar, é necessário estratégia. Como? Monitoramento de concorrentes!

É preciso olhar para seu próprio negócio e também fazer alguns movimentos para se destacar para seus clientes. O primeiro passo é monitorar a concorrência.

Como monitorar? “Mantenha seus amigos próximos e inimigos mais próximos ainda” – Essa frase é bastante famosa, mas nunca foi tão verdadeira quando o assunto é varejo. Afinal, ter seus concorrentes por perto é ver o que estão fazendo com maior proximidade, isso te possibilitará a adiantar sua estratégia. Logo, será possível entender a fundo seu funcionamento e assim ter insights de como seus rivais poderiam, em tese, melhorar. A partir deste conhecimento, usar as boas práticas do mercado e de sua área de atuação para melhorar seus processos, evitam cometer os mesmos erros de seus concorrentes.

Por onde começar?

  • E-mail Marketing: importante ferramenta para vendas, relacionamento e branding para qualquer segmento dentro de varejo. Ter uma ferramenta que monitore os disparos de e-mail de sua concorrência é essencial. Claro que nesse quesito, o E-mail Metrics será seu maior aliado;

 

  • Redes Sociais: uma marca que não está inserida nas redes sociais, praticamente não existe para o consumidor. Pra o novo e antigo padrão de consumo, as redes sociais se tornaram um importante parâmetro para saber como seus concorrentes se comunicam, com quem e até para que usam essas redes. Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são as principais para você ficar de olho no que eles fazem.

 

  • Preço: ao avaliar preços da concorrência, saberá se seus preços estão acima ou abaixo do que é esperado pelo cliente e praticado pelo mercado. Pode auxiliar a fazer pequenos ajustes na sua estratégia de venda. Nesse fator, o E-mail Metrics pode te ajudar. Nosso sistema possui filtros que mostram os preços dos produtos ofertados, tanto no ato do disparo do e-mail quanto no período atual;

 

  • Atendimento ao cliente: marcas que cativam seus clientes independente do estágio da venda que ele estiver (pré ou pós-venda), tendem a fidelizar mais, já que, provavelmente, estes compradores confiarão mais nesta empresa do que nas concorrentes. Observe como seu rival atende os clientes nas redes sociais, Reclame AQUI, por telefone e dentro do site. Tire o máximo de insights que puder do comportamento dele.

 

Anotou tudo? Só assim você se diferencia da concorrência e se destaca dos demais.

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