Analise seus concorrentes minuto a minuto

3 ações para proteger seu negócio da concorrência

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Independente do departamento de sua empresa, lidar com a concorrência será uma tarefa que você sempre terá de fazer e que nem sempre será algo fácil de se realizar. Para isso, é importante ter em mente que existem processos ações para seguir, que se baseiam em processos de análise e decisões.

Com uma boa estratégia de marketing usando da inteligência de mercado (recolhimento e análise de dados), será mais difícil que a concorrência te ultrapasse, tendo a liderança guiada pela sua marca.

Mas como fazer isso? A seguir, mostraremos 5 ações que poderá poderão ajudar seu desenvolvimento.

  1. CONHEÇA O MERCADO DE SEU SEGMENTO

Acompanhar constantemente os movimentos do seu segmento possibilitará que você realize uma análise de concorrentes – daqueles já inseridos no mercado e os que estão em surgimento -, que conheça o estilo de inovação realizada por outros players e que preveja tendências.

Além disso, você conhecerá os pontos fortes e fracos não só dos concorrentes como os de seu negócio também, e isso permitirá detectar ameaças e possibilidades com mais facilidade, ou seja, você fará uma análise interna e externa do que acontece, e saberá exatamente como agir, onde investir, como inovar, quando ofertar produtos para seus clientes, evitar erros e, basicamente,  tomar decisões assertivas.

  1. SEMPRE DÁ PARA MELHORAR - INOVE

O processo de inovação podpode acontecere se dar em diversos departamentos de sua empresa, desde o atendimento, a experiência do cliente, até o seu produto, e ele deve fazer parte de seu planejamento estratégico.

Ter uma boa equipe trabalhando contigo é o primeiro passo. Em seguida, pensar em um atendimento de qualidade e ágil é algo fundamental – e pode ser resolvido com soluções tecnológicas que não exigem de grandes investimentos, como por exemplo, chatbots ou e-mail marketing – isso te tornará uma empresa referência de qualidade e de atendimento personalizado.

Mas, é óbvio que oferecer qualidade e inocação inovação poderá te dar vantagens perante os concorrentes, agregará valor ao produto e ainda fidelizará clientes que se sentirem satisfeitos com seus serviços – e isso ainda possibilitará colocar um preço mais favorável para você.

  1. CUIDE DE SEUS PREÇOS E NEGOCIAÇÕES

Cuidar de seus investimentos poderá te ajudar no momento de montar suas ofertas, definir seus preços e muito mais. Por isso, é essencial que você tenha em mente alguns pontos: analisar seus concorrentes, estabelecer seus limites de preço e conhecer bons fornecedores – tanto na qualidade do material, quanto o preço que eles oferecem.

  • Analisar os concorrentes permitirá saber os momentos em que eles fazem ofertas, o que mais ofertam e os limites de preços que eles colocam. Isso servirá de base para as suas ações;
  • Estabelecer seus limites de preço levará você a entender o que é margem e o que é lucro entre seus ganhos, e assim você não entrará em disputas de preços que poderão quebrar o seu negócio;

Aplicando adequadamente os dois tópicos citados acima, você conseguirá fazer promoções em momentos estratégicos.

 

  • Conhecer bons fornecedores é fundamental, já que, ele terá grande influência na sua margem de lucro. Faça uma pesquisa aprofundada para encontrar aqueles que oferecem materiais de qualidade em um preço acessível e que te dê flexibilidade na hora de decidir o valor do seu produto. Além disso, um fornecedor com bons valores permite que você entre (quando necessário) com mais segurança em uma disputa de preço.

 

Em conjunto essas ações podem formar uma estratégia eficiente para o seu negócio, o que trará resultados consideráveis de forma mais rápida.

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