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Os diferentes tipos de E-mail Marketing

Email Metrics Imagem Principal

O E-mail Marketing é uma das principais ferramentas na estratégia de marketing de diversas empresas em seus mais variados segmentos. Através dele você pode: reter seu público, aumentar vendas e acessos, fidelizar clientes e muito mais. Mas para atender suas expectativas, é importante entender que existem variações de e-mails de acordo com o seu objetivo; e você as conhece? A seguir você verá 5 tipos e quais as funções de cada um, assim, saberá qual utilizar de acordo com a sua estratégia de negócio.

NEWSLETTERS

Com o envio de newsletters você poderá informar e educar seus consumidores a partir de textos periodicamente organizados! Através deles são fornecidos novidades, dicas, opiniões, tendências e informações gerais, para que assim, sua empresa mantenha contato com o público.

É com esse tipo de E-Mail Marketing que sua empresa se manterá presente e marcará presença para os clientes. Assim, os consumidores ainda se interessarão por sua marca com o passar do tempo.

E-MAILS PROMOCIONAIS

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail promocional não está ligado apenas ao ato de venda, e sim, a promover um conteúdo ou um produto. Com ele, é realizado o processo de comunicação de um para muitos, ou seja, uma empresa faz o disparo de um mesmo e-mail para milhares de pessoas simultaneamente.

Esse estilo é um dos principais escolhidos quando o foco da sua estratégia é o marketing digital e a conversão de público. Através dele, você incentiva ações dos usuários, seja uma compra ou o acesso em uma página de web site por exemplo, e ainda orienta seus clientes em relação a novas campanhas ou promoções. Um exemplo desse tipo de E-Mail são aqueles enviados no Dia das Mães, onde através da campanha para essa data comemorativa, enviam promoções e produtos especiais.

Mas lembre-se: é de extrema importância manter definido o formato de comunicação e a frequência de contato que terá com seu cliente.

 

E-MAILS TRANSACIONAIS

Ao contrário do estilo promocional que atinge simultaneamente diversas pessoas, esse estilo de E-Mail oferece um serviço personalizado e a comunicação de um (empresa) para um único usuário – sendo então, dependente da ação inicial feita pelo consumidor.

São com esses e-mails, por exemplo, que são enviadas confirmações de compra, de troca de senha e muito mais.

  • E-MAIL SAZONAL

Todos já recebemos e-mails em datas comemorativas, certo? Um exemplo clássico por exemplo é: “A loja X deseja um Feliz Natal para você!”. Esses são os e-mails sazonais. Através dessa variação, você aproxima seu cliente e faz com que ele se sinta lembrado e especial. Além disso, servirá como lembrete da sua marca, trazendo então fortalecimento para o seu negócio.

E-MAILS DE FLUXO E AUTOMAÇÃO

Para manter-se vivo no mercado e fidelizar clientes é importante usar de técnicas para não perder público, então, enviar e-mails para clientes inativos pode ser uma boa opção para a sua empresa.

Mas é importante se atentar ao conteúdo e a quantidade de informações que fornecerá dentro de um período. Além disso, priorizar o tratamento diferenciado para essas pessoas é o adequado a se fazer, já que, você deve levar em consideração que não sabe o motivo que fez esse cliente se desinteressar pela sua empresa.

É importante ressaltar que, em qualquer um dos 5 exemplos citados acima, é crucial que seja estudado os interesses do público, e buscar manter uma frequência orgânica de envios.

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