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3 dicas de como preparar seu site para vender mais na Black Friday

Email Metrics Imagem Principal

A Black Friday que dá início à temporada de compras de final de ano, chegou no Brasil em 2010, mas ganhou relevância no mercado brasileiro apenas em 2014. Entre 2016 e 2017, estima-se que 99,5% da população já conhecia a data e o nível de interesse na mesma cresceu aproximadamente 27%.

Neste ano, a sexta-feira tão aguardada cairá no dia 23 de novembro. As empresas varejistas e e-commerces estão com grandes expectativas quanto ao aumento dos números de vendas, retenção e conversão.

Para ajudar a organizar suas vendas, portais de contato com o cliente e loja virtual, realizamos uma pesquisa comparando mais dados das Black Friday dos dois últimos anos.

Confira agora algumas dicas do que fazer para melhorar seu site para a Black Friday:

1. ATENTE-SE AO DESIGN DO SEU SITE

É fundamental ter um design responsivo, ou seja, com a tela adaptável para grande parte dos dispositivos (computador, celular, tablet etc). Isso possibilita o acesso rápido e prático, influenciando diretamente na experiência do usuário.

Ao priorizar o bom atendimento e a experiência positiva do cliente com a sua marca, você trabalha também na diminuição da taxa de rejeição.

Segundo a pesquisa E-commerce Radar Black Friday 2017, o acesso via dispositivos móveis cresceu aproximadamente 9% em um ano (de 2016 para 2017), sendo as boas experiências em comprar via dispositivo móvel as responsáveis pelo aumento de 26,5% do volume financeiro brasileiro. Por isso, a importância de ter um site adaptável.

2. ORGANIZE BOAS ESTRATÉGIAS

É neste momento que você precisa superar a concorrência, com base na análise das estratégias usadas por eles, como por exemplo, identificando qual a margem de preço oferecida no mercado e as palavras-chave mais utilizadas.

Com isso é possível otimizar processos internos, elaborar diferenciais, além de conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes, para superar as expectativas deles (produtos de qualidade com bom custo-benefício).

Para que você entenda quais foram as preferências nos anos analisados, separamos dados da pesquisa E-commerce Radar Black Friday 2017, onde aponta que a maioria das compras foram direcionadas a:

  • Alimentos e Bebidas (74%)
  • Eletrodomésticos (54%)
  • Farmácia (43%)
  • Tabacaria (43%)
  • Ótica e acessórios (34%)

Acessar dados como este demandaria tempo, mas hoje você pode encontrar plataformas que agilizam o processo de monitoramento, um exemplo delas é o E-mail Metrics.

O E-mail Metrics permite que você tenha acesso aos e-mails marketing dos concorrentes, às mais variadas categorias de produtos, horários de disparo, mercadorias mais ofertadas, estilos de promoções e as cores usadas nos e- mails – o responsável por, pelo menos, 3,5% da taxa de retenção durante o período da Black Friday -. De forma muito prática, você poderá então otimizar seus serviços e se mostrar como melhor opção para seus consumidores.

3. MANTENHA O CLIENTE INTERESSADO NA SUA MARCA

Segundo uma pesquisa realizada pela Social Miner, entre o número de compradores de 2016, apenas 50% deles voltaram a comprar em 2017. Para que isso não aconteça, mantenha o contato com seu cliente, forneça boas promoções e informações, mantendo-o por perto antes e depois do momento da compra. Isso alimenta o interesse dele e desperta a necessidade de voltar a consumir seus produtos.

Mantê-los por perto e dedicar atenção a eles é uma das formas de estabilizar uma boa taxa de fidelização e, automaticamente, aumentar o número das suas vendas.

Separamos passos que você pode seguir. Veja:

  •  Comece a despertar e nutrir o interesse para sua campanha de Black Friday desde agora – organize os conteúdos (desde artigos em blogs e redes sociais, até anúncios e e-mails) que serão fornecidos aos seus clientes;
  • Aproveite o momento para fazer as alterações necessárias em seus canais de comunicação, como por exemplo, otimizar sua central de atendimento online, aplicar o design responsivo citado acima, entre outras; 
  • Prepare sua equipe para lidar com as altas demandas e oferecer um atendimento rápido e eficiente. Os atendimentos automatizados (chatbots) podem colaborar com isso;
  • Prepare seu estoque para as altas demandas;
  • Deixe seu site com imagens e Banners especiais para a data e enalteça a identidade visual da sua empresa;
  • Trabalhe com o E-mail Metrics para ter insights sobre o mercado de forma rápida.

Portanto, o início da sua campanha deve ser antecipado e embasado em uma análise do mercado – com dados coletados na plataforma E-mail Metrics. A partir desse primeiro passo, você será capaz de otimizar seu tempo de trabalho, torna seu site funcional, organiza suas vendas, promoções, a forma de comunicação com seus clientes e aumenta consideravelmente seus lucros.

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